domingo, 3 de novembro de 2013

HOME COCKPIT + ARDUINO + FSX + FS9.

Construindo um home cockpit para uso com FSX ou FS9, utilizando o ARDUINO como base para comunicação com o hardware que se deseja.

Primeiramente quero deixar claro que este blog, mais é uma forma de manter os meus registros do que um tutorial em si. Portanto ele será construído conforme o andamento das minhas pesquisas.

O Sonho

A anos tenho o desejo de construir um home cockpit, em particular a cabine do 737NG. Gosto muito de aviação e acredito que um cockpit caseiro será para mim o auge da simulação. 
Eu sei que o custo envolvido na construção de um cockpit caseiro é alto. Porém, podemos construir uma parte, voar, construir mais um pouco e assim por diante.

O impulso para começar.


Três motivos principais foram as causas de aguardar mais um pouco para começar a construir: 
1 -Projetos incompletos, sem disponibilizar todas as informações para que o construtor possa começar e terminar, incluindo o dominio de todo o processo, impossibilitando modificações e adequações ao meu gosto.
2- A construção das placas de circuito impresso e a montagem das mesmas. Como eu trabalho com eletronica, sei muito bem como é trabalhoso e chato fazer placas de circuito impresso com qualidade. No final de tudo queremos é um circuito principal de qualidade e facil de manusear (principalmente para quem não tem muito tempo). Neste caso, agora temos o ARDUINO que já é bem conhecido, barato e facil de programar. É claro que os circuitos secundários terão que ser construídos.
3- E o principal, um programa interface que faça a ligação entre o Flight Simulator e o hardware. De fácil entendimento. Que neste caso é o LINK2FS, de autoria do JIM. Minha sugestão é entrarem no site dele e baixem os programas o quanto antes. É muito bom e gratuito. Também vou disponibilzá-los aqui. 

Como funciona a base de tudo

Para ser breve e falando de maneira simples, o flight simulator tem um código para tudo o que acontece nele, se o Auto Pilot esta ativado, ele gera um código por exemplo A01, se esta desligado A00. O que o LINK2FS faz é apenas ler constantemente estes codigos e enviar para o Arduino. Então é só dizer (programar) ao arduino o que fazer com cada código. Simples não é? Isso serve tanto para receber informações do Flight Simulator quando enviar comando para ele fazer alguma coisa. 



Requisitos mínimos para ir adiante.

Existem duas coisas importante que você não precisa dominar, mas precisa saber o básico. Também não se desespere pois a solução para tudo se encontra na Internet. 
São elas:
- Programação do Arduino, baseado na linguagem C. Tem tudo pronto no site arduino.cc em reference.
- Eletrônica, talvez um pouco mais complicado, mas também tem tudo na Internet.
O restante é sua habilidade em construir coisas em madeira, metal, plástico, pintura, etc.
E o principal, o desejo ver a coisa toda funcionando (não tem preço).



O que você vai precisar.

Flight Simulator, pode ser o FSX ou FS9 (FS2004).
Os programas do JIM. http://www.jimspage.co.nz
As placas ARDUINO. Pode ser o Arduino UNO ou o MEGA. A diferença entre os dois é que o MEGA tem mais conexões, você pode ligar mais coisas nele. A programação é igual para os dois.


ARDUINO UNO





ARDUINO MEGA





Conhecendo um pouco do ARDUÍNO.

Resumindo, ele foi desenvolvido para facilitar o aprendizado com eletrônica, programação e automação. Virou febre, e pode se fazer tudo com ele. Automatizar qualquer coisa. Fazer robôs, aviões, alarmes, automatizar casas e industrias, tudo o que você imaginar.
Ele é ligado via USB no computador, você pode utiliza-lo off-line, sou seja, programa-lo e depois utilizar ele desconectado do computador, ou ligado direto conforme sua aplicação (nosso caso).
Junto com o Arduíno, foram desenvolvidos acessórios (plaquinhas) para ele, como sensores de tudo que é tipo, display LCD ou 7 segmentos, placa de comunicação de Ethernet, Bluetooth, Wi-fi, infravermelho, ultra som, sensores de aceleração, GPS, umidade, temperatura, reles, motores, servo-motor, acelerometro, etc.
Lembrando que essas placas já são projetas para encaixar diretamente na placa do Arduino, facilitando tudo. Porém você não precisa ficar amarrado a elas, pode desenvolver o seu próprio circuito ( no meu caso).

Acessórios simples

Placa Display LCD que encaixa diretamente no Arduino
Mais acessórios






COMEÇANDO COM O ARDUÍNO.

Se você nunca usou o Arduíno antes, procure ler o site deles arduino.cc que contem tudo o que você precisa para começar. No próprio programa já vem muito exemplos de programas prontos. Inclusive o mais famoso que é fazer piscar um LED na própria placa de Arduíno (pino 13). Na internet também não faltam tutoriais.
O mais importante é aprender o conceito de funcionamento do Arduíno.
Vou tentar resumir o que sei.
Na placa Arduíno existem pinos que você utiliza para ligar as coisas. Na hora de começar a programar a primeira coisa que você deve ter em mente é definir esses pinos, cada um deles, se será uma saída ou uma entrada. É claro que você vai definir isso baseado no que você vai ligar em cada pino. 
Por exemplo: Se você ligar um LED no pino 1, ele deverá ser definido como uma saída. Se for uma chave ou um botão ligado no pino 2, você define ele como entrada, e assim vai.


Links para começar
Vídeo sobre iniciando com o Arduíno.



ARDUINO+FSX+PROTEUS+SIMULAÇÂO SEM HARDWARE.

Uma coisa interessante é que você pode simular a placa arduíno sem possuir uma. Utilizando o software Proteus (simulador de circuitos eletronicos).

Veja este vídeo do Prof. Nélio Néves, muito bem explicado.



1º Hardware: AUTO THROTTLE

Desde que eu tive a ideia de construir um Home cockpit do 737, decidi que começaria pelo mais difícil, o auto throttle. Pelo menos para mim eu acho que é o mais difícil.

Pois bem, depois de dois dias trabalhando para criar um programa no arduino para gerenciar o auto throttle, hoje finalmente consegui. 
Utilizei o simulador no Proteus, porta serial virtual, LINK2FS, FSX etc.
Fiquei muito feliz ao ver o bicho funcionando, uma alegria sem descrição.
Agora que já tenho a base de funcionamento do programa no Arduíno, vou partir para fazer os testes com equipamento real, Arduíno, Servo motor, etc.
É assim que possível vou fazer um filminho para mostrar.
Por enquanto segue uma screem shot de como estava meu computador no momento do teste.
Click na imagem para ampliar.

Continua...







4 comentários:

  1. Poxa vida, parabéns cara... gostei muito da sua atitude de passar pra gente essa experiência, espero que continue.

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, parabéns cara... gostei muito da sua atitude de passar pra gente essa experiência, espero que continue.

    ResponderExcluir
  3. Good afternoon. My name is Gilbo Vyacheslav . I'm from Russia . I am building a home cockpit 737. I FSX10 and PMDG 737. Now collect TQ motorized ( servo). But I think to move to a stepper motor. It ask you to send me the scheme for Proteus and sketch for Arduino. My mail gilbo.slava@yandex.ru Very, very much You I ask. Thanks in advance.

    ResponderExcluir
  4. aonde ta o resto do projeto? os códigos de programação?

    ResponderExcluir