domingo, 17 de novembro de 2013

TESTES COM MOTOR DE PASSO PM55L 048


Fiz uma programação para o Arduino trabalhar com o motor de passo unipolar (6 fios). Esse motor PM55L 048 encontrei na impressora HP 692. Mas a maioria dos motores de passo unipolar devem funcionar sem problemas. A única coisa que deve ser observada é a voltagem da bobina dele.

Segue uma foto da manete feita em acrílico e MDF. Na foto abaixo ainda existe o servo motor, mas não vou mais utiliza-lo.
Farei uma engrenagem para acoplar o motor de passo.




Assim que eu terminar de fixar o motor de passo, vou adicionar dois sensores de fim de curso, um cada lado da manete.  para evitar problemas do motor girar sem para e quebrar minhas engrenagens. 
Logo vou fazer o circuito elétrico no Proteus e vou disponibilizar aqui, bem como o programa do Arduíno.

Esquema elétrico para testes do motor de passo.
Obs.: O circuito integrado UNL2003 suporte até 500ma de corrente. Este motor que estou utilizando precisa e 800ma. Portanto, em breve vou postar outro circuito com capacidade de gerenciar este motor. De qualquer forma usando o ULN2003 o motor funciona para testes.


Para esclarecer, o potenciometro utilizado deverá ser LINEAR, e é utilizado exclusivamente para verificar a posição da manete. O potenciometro para funcionar como joystick no Flight Simulator não esta neste projeto ainda. Eu quero dizer é que você precisará de um potenciometro para enviar as informações para o Flight simulator quando este não estiver em modo AUTO SPEED ligado. 
Há duas possibilidades para isso (vou trabalhar nisso mais adiante):
1- Utilizar um potenciometro duplo (mais facil), como se fosse dois em um. Neste caso você pode liga-lo no no seu joystick, ou utilizar desmontar um joystick e utilizar a placa com esses potenciometros.
2- Utilizar o mesmo potenciometro, porém o ardúino precisa ser programado para enviar os dados para o FS, e eu ainda não sei é possível utilizar isso no programa do LINK2FS. verificarei mais tarde. De qualquer forma estou me apegando apenas ao processo do motor.

3 comentários:

  1. Olá amigo! Tenho um motor desse e gostaria de fazer um driver para controlá-lo, mas com chaves (push-button) para a sua direção, esquerda-direita. Será que esse UNL2003 aguenta esse motor?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá! Na verdade esse motor tem 800 mA por bobina, e o ULN2003 apenas 500 mA. Para efeito de testes não tem problema usa-lo. Mas para um circuito definitivo é bom usar um conjunto de transistores. Neste link tem uma explicação ótima. Incluindo um ótimo circuito que você precisa.
    http://recreio.gta.ufrj.br/grad/01_1/motor/

    ResponderExcluir
  3. Olá Amarildo, estou desenvolvendo o meu TQ e querendo motorizar.
    poderemos entrar em contato.
    Obrigado.
    joselitoam@bol.com.br

    ResponderExcluir